Regas

Sistemas de Regas

 

Realizamos Projetos para instalação de Rega Automática, Construção, Manutenção e Reparação de sistemas de rega e venda de todos os artigos para rega na nossa loja em Cabanas.

No momento de construir o seu sistema de rega deve escolher rega gota-a-gota ou rega de aspersão?

Esta é uma decisão que não pode ser tomada sem pensar, devendo ponderar as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas para evitar gastos desnecessários em água ou numa posterior mudança dos sistema de rega.

 

Construção e Funcionamento da rega gota-a-gota

Num sistema de rega gota-a-gota, a rega a instalar é extremamente localizada, conseguindo-se assim regar somente junto dos pés das plantas. Pode-se construir o sistema “à medida”, se utilizarmos gotejadores, uma vez que os poderemos aplicar a distâncias variáveis uns dos outros, isto vai permitir a máxima poupança de água. O sistema de rega gota-a-gota é muito prático nos casos em que as plantas já existem. Numa construção de um jardim de raiz pode optar-se por sistemas pré-concebidos, como tubo de rega micro-perfurado, obtendo-se assim todas as vantagens da rega gota-a-gota, juntamente com uma disposição uniforme dos gotejadores (que já estão aplicados no interior do tubo de rega), o que nos permite, na altura de plantar o jardim, fazê-lo de acordo com o espaçamento dos gotejadores e assim efetuar um rega mais eficaz para todas as plantas.

vieiraecristina Palmela, Setúbal

Construção e Funcionamento da rega por aspersão

Num sistema de rega por aspersão, o raio de ação da rega pode ir desde poucos centímetros quadrados a vários metros quadrados, conseguindo-se assim uma rega uniforme em áreas maiores. Isto permite utilizar muito menos aspersores para regar uma área maior, tarefa que não seria possível no caso da rega gota-a-gota. Permite, por exemplo, regar uma área de relva de 10 metros quadrados apenas com dois aspersores. Este sistema de rega também facilita a rega de flores em canteiros.

Conclusão 

A rega gota-a-gota tem como ponto forte a poupança, ao passo que a rega por aspersão tem como ponto forte a rega uniforme de grandes áreas. A rega gota-a-gota tem ainda outra vantagem – como a rega é muito localizada, dificulta o desenvolvimento de ervas daninhas espalhadas pelo jardim, uma vez que a água é libertada apenas em pontos muito específicos. Esta é uma das desvantagens da rega de aspersão que, ao regar toda uma área, irá originar condições em toda essa área ao aparecimento de ervas daninhas.

Em conclusão, sugerimos a aplicação de rega gota-a-gota em sebes, bordaduras ou árvores dispersas, dando preferência a fita de rega no caso de existir uma baixa pressão de água, ou nos casos em que as plantas se encontram a cerca de 30cm ou 40cm de distância umas das outras. Para plantas mais distanciadas aconselha-se a aplicação de gotejadores.

A rega por aspersão deverá ser utilizada apenas nos casos em que seja necessário regar uma área de forma uniforme. Deverá utilizar-se aspersores para áreas grandes (por exemplo relva), e Pulverizadores para áreas mais pequenas (por exemplo canteiros).

Consulte-nos e saiba mais…

Show Buttons
Hide Buttons